Faça truques simples com o baralho e deixe seus alunos impressionados.
Primeiro Truque
1°) Pegue um baralho e retire as cartas que representam figuras (valete,dama,rei e ás), deixe apenas as cartas que representam números(2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10).
2°) Divida-o em duas partes, uma delas somente com as cartas pretas e outra com as cartas vermelhas.
3°) Ponha os dois montes de cartas com as faces viradas para baixo sobre uma mesa, um ao lado do outro.
4°) Chame uma das crianças da sala e peça para que ela retire de um dos montes, duas ou três cartas; em seguida, ela deverá mostrar as cartas escolhidas para os outros alunos da sala, pois eles serão as testemunhas deste show. Depois que todos os alunos virem essas cartas, a criança deverá colocá-las no outro monte, enquanto isso, o “professor mágico” deverá ficar de costas, pois caberá a ele, descobrir quais as duas ou três cartas que a criança trocou de monte.
5°) Agora o “mágico” entrará em ação, peça para que a criança que trocou as cartas volte ao seu lugar, para que você comece a sua encenação. Como sabemos, as pilhas de cartas, inicialmente, já estavam separadas por cores, portanto, será muito fácil identificar as cartas que trocaram de lado(elas serão as intrusas no ninho). Então, você pegará apenas o primeiro monte e misturará ainda mais essas cartas, para mostrar que você é realmente um bom mágico; em seguida, começará a passá-las uma a uma em busca das tais cartas. Para dar um ar de dificuldade, é interessante que você pronuncie em voz alta, algumas operações matemáticas. Ex: 2+4=6, 6-3=3, 2x4=8 etc. Se for preciso faça o mesmo com o segundo monte, até encontrar as cartas. Após a realização da “mágica”, pergunte aos alunos como você conseguiu descobrir as cartas que trocaram de lado. Você ouvirá diversas respostas interessantes. Se ninguém conseguir descobrir, você começará a dar pistas, mostrará inicialmente o primeiro monte, carta por carta, até que eles percebam que o monte de cartas de um lado eram somente pretas e o outro monte, somente de cartas vermelhas.
Segundo Truque
Você fará os mesmos procedimentos, porém, em um dos montes ficarão somente as cartas ímpares (3, 5, 7 e 9); no outro, somente as cartas pares (2, 4, 6, 8 e 10).
Você observará que quando for perguntado aos alunos sobre o truque usado, alguns dirão que mais uma vez você separou os montes por cores, então, você passará lentamente carta por carta (com suas faces voltadas para os alunos) para que eles percebam que desta vez, não foi feito isso, visto que, existem cartas pares pretas e também vermelhas, assim como as cartas ímpares. Dessa forma você ficará repassando as cartas, pedindo que observem o que há em comum nos dois montes, até que descubram o segredo do truque. Se você caprichar na encenação, fará um belo show. Boa Sorte!