domingo, 21 de julho de 2013

ELETROQUÍMICA: EXPERIÊNCIAS COM PILHAS CASEIRAS

As reações em que os elementos ganham ou perdem elétrons são chamadas de reações de óxido-redução. Mostraremos na prática através de simples experimentos que essas reações são capazes de gerar corrente elétrica e com ela poderemos acender LEDs. 
A reação de oxidação acontece quando houver perda de elétrons, nesses experimentos o cobre é o elemento oxidante, pois sofre uma redução.
A reação de redução acontece quando houver ganho de elétrons e nesses experimentos o zinco que é representado pelo clip é o elemento redutor e que sofre a oxidação. Convém lembrar que o clip é um objeto galvanizado com zinco.
 Cinco conjuntos de pilhas ligadas em série
                             Zinco(clip), copo de plástico 10 ml e cobre(fio)
 
Três pilhas de suco de limão ligadas em série
 Conjunto de três pilhas acendendo um LED
Mostramos dez exemplos de pilhas caseiras
 Clique no link abaixo e assista ao vídeo:

segunda-feira, 1 de julho de 2013

COMO FAZER UMA PILHA ELÉTRICA COM ACEROLA

Acerola é um fruto cujo nome científico é Malpighia emarginata, pertence à família das Malpighiaceae, tem origem nas Antilhas e norte da América do Sul. Ela é riquíssima em vitamina C e agora mostraremos outra propriedade importante desse fruto. A parte interna da acerola quando em contato com o cobre e o zinco produzem uma reação química capaz de fornecer uma corrente elétrica suficiente para fazer funcionar: calculadoras, relógios, LEDs e etc. Veja através das imagens e do vídeo todos os experimentos passo a passo.
Tamanho de uma acerola e de uma moeda
Materiais usados no primeiro experimento
Uma simples acerola é capaz de fornecer 1 volt
Duas acerolas alimentando um relógio
Suco de acerola reagindo com o cobre e o zinco
Clique no link abaixo e assista ao vídeo