Páginas

domingo, 7 de setembro de 2014

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES CASEIROS EM SÉRIE E EM PARALELO

O resistor é um componente eletrônico que tem a função de oferecer uma determinada resistência à passagem da corrente elétrica, dependendo de seu valor ele pode colocar mais ou menos obstáculo a essa passagem. Todo e qualquer material existente na natureza pode oferecer essa resistência à passagem da corrente elétrica. Observe na imagem que a madeira quando submetida ao teste, oferece uma grande resistência à passagem da corrente elétrica, ou seja, a corrente fica impedida de circular quando tenta passar pela madeira, pois sabemos que ela é um mau condutor de eletricidade. O mesmo aconteceria se usássemos o vidro, a borracha, o plástico e etc.
Agora observe na imagem que quando usamos um metal a situação se inverte, ou seja, esse material oferece  uma resistência mínima à passagem da corrente elétrica, tanto que o aparelho só registra 0,3 ohms.
Na situação abaixo nós mostramos um tipo material que vai oferecer uma "determinada" resistência à passagem da corrente elétrica, trata-se do grafite encontrado nos lápis. No experimento, nós usamos o lápis de graduação B e como vemos na imagem ele oferece 7 ohms de resistência.
Aproveitamos esses resistores caseiros para mostrar como é bastante simples entender as associações em série e em paralelo usando esses componentes. 
Observe que na associação em série o resultado final será a soma dos valores de cada resistor, ou seja, 7 + 7 = 14 ohms.
Observe que na associação em paralelo o resultado final será o valor de um resistor divido pela quantidade de resistores, no exemplo abaixo temos: 7 : 2 = 3,5 ohms, se tivéssemos associado três resistores, faríamos: 7 : 3 = 2,3 e assim por diante.
Veja através das imagens e do vídeo, todos os detalhes do experimento, assim como outras aplicações para esse importantíssimo componente. 
Assista ao vídeo e veja todos os detalhes
Clique no link abaixo

Se você tiver mais interesse por esse assunto, assista o nosso vídeo: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, que também mostra na prática todos os detalhes da associação em série e em paralelo com resistores comerciais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário